Laboratório de Pesquisa em Meio Ambiente e Conservação
PROPÓSITO DE INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL
O LaPMAC tem como principal objetivo desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão Ambiental, abrangendo a conservação e a manutenção do meio ambiente. Para este fim, atuamos nas seguintes linhas de investigação:
Modelagem Ambiental
Estudos envolvendo métodos computacionais sistematizados voltados ao controle, monitoramento e avaliação ambiental de Recursos Hídricos, gerando diagnósticos e prognósticos para gerenciar o meio ambiente de forma sustentável a situações relativas ao meio natural ou a situações criadas pelo Homem ao alterar o meio ambiente. Para este fim, o LaPMAC utiliza o sistema de modelagem MOHID (http://www.maretec.org/), desenvolvido no Instituto Superior Técnico/IST da Universidade de Lisboa/UL.- Portugal.
Tecnologia e Saúde Ambiental
Aplicação das ciências ambientais para a proteção e conservação da natureza, espaço natural ou biodiversidade, no sentido de prevenir ou mitigar os impactos negativos do homem no ambiente, abrangendo os fatores físicos, químicos e biológicos externos às pessoas, e os fatores que impactam seus comportamentos, englobando a avaliação e o controle daqueles fatores ambientais que podem afetar a saúde.
Educação Ambiental e Sustentabilidade
Concentra estudos voltados à processo de educação, responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, abordando os seus aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos, satisfazendo o presente sem comprometer necessidades das gerações futuras.
Biotecnologia Ambiental
Geotecnologia Ambiental
Estudos envolvendo um conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica. As geotecnologias são compostas por soluções em hardware, software e peopleware que juntos se constituem em poderosas ferramentas para a tomada de decisões. Dentre as geotecnologias estão os GIS - Sistemas de Informação Geográfica, Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto por Satélites, Sistema de Posicionamento Global (ex. GPS), Aerofotogrametria, Geodésia e Topografia Clássica, dentre outros. Essa tecnologia pode ser usada em diversas áreas, como: Gestão Ambiental, Monitoramento Ambiental, Agronegócios, serviços públicos e etc.
Estudo de forma integrada através da introdução de processos biológicos adicionais para a decomposição dos resíduos que favorecem e incrementam a velocidade do processo natural de degradação ou seja, consiste em recuperar sistemas contaminados por ação de bactérias, fungos e plantas, onde os processos metabólicos destes organismos são capazes de utilizar estes contaminantes como fonte de carbono e energia. Para a correta avaliação destes processos, uma combinação de métodos químicos e biológicos é normalmente utilizada visando o processo de Biorremediação.