top of page

PARCERIAS DE INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL

O LaPMAC/UFPA atua em Projetos de investigação Ambiental em conjunto com diversos grupos de pesquisa Nacionais e Internacionais, os quais se destacam:

maretec.png

O Maretec - Marine Environment and Technology Center do Instituto Superior Técnico/IST - Universidade de Lisboa/UTL, atua desenvolvendo e  aplicando  modelos numéricos em zonas costeiras, oceânicas e continentais.  O sistema MOHID é um sistema de modelação integrado desenvolvido no MARETEC e inclui dois modelos principais: MOHID Water e MOHID Land. Compreende um  conjunto  de  módulos  capazes  de simular a hidrodinâmica, sistemas ecológicos, fenômenos de dispersão (abordagens lagrangeana e euleriana),  qualidade  da  água  e  transporte  de  sedimentos  (coesivos  e  não coesivos).  Atualmente, o modelo MOHID consiste em mais de 60 módulos organizados numa estrutura que  reúne  mais  de  300  mil  linhas  de  código.

iec.png

O Laboratório de Toxicologia Ambiental do Instituto Evandro Chagas/SAMAM desenvolve trabalhos de monitoramento e análise ambiental no campo da ciência multidisciplinar, preocupado com o estudo dos efeitos nocivos de vários agentes químicos, biológicos e físicos em organismos vivos e no Ambiente. Avalia a Ecotoxicocinética e Biodisponibilidade; Efeitos tóxicos e mecanismos de ação de xenobióticos; Bioacumulação e tranferencia trófica; Metodologias de coleta e tipos de testes de toxicidade e mutagenicidade;  Indicadores biológicos e Marcadores moleculares de contaminação,  Monitoramento; e  avaliação de risco.

embrapa.png

A EMBRAPA- Empresa brasileira de pesquisa agropecuária tem desenvolvido Pesquisa em  piscicultura, tendo por base as espécies exóticas que se reproduzem em tanques e permitem o cultivo controlado. É o caso da tilápia. As tilápias são as espécies mais adequadas para criação em represas e açudes das propriedades rurais. Os objetivos a serem alcançados são o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o manejo produtivo e gestão e monitoramento ambiental da aquicultura.

NEYSON.png

Experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Técnicas de tratamento de águas residuárias doméstica e industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgoto, leito expandido, tratamento de lodo, e reúso. Tratamento de esgoto sanitário empregando reator de leito expandido em escala plena com zonas anaeróbias sobrepostas: concepção, construção e operação

manuela.png

Climatologia do Oceano Atlântico e Circulação oceânica, Componente observacional oceanográfica com aquisição de dados "in situ" e respectiva validação, Utilização de altimetria de satélite. Oceanografia operacional e modelação numérica.

O grupo estuda os processos associados aos ciclos biogeoquímicos de espécies de interesse atmosférico, tanto na fase gasosa como particulada. Os projetos concentram-se nas seguintes áreas:

+ Caracterização física e química de aerossóis atmosféricos+ Modelagem de remoção de matéria particulada e gases: deposição úmida e seca;+ Caracterização química de deposição úmida;+ Dispersão e formação de poluentes atmosféricos;

marcelo.png

Estudar a distribuição espacial no Brasil de indicadores que denotem o desenvolvimento econômico. Enfatizando aspectos como a distribuição espacial da pobreza, a conformação da Desigualdade sócio-econômica e ambiental no país. Também, procura-se nessa direção acompanhar a evolução dos indicadores dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

ADALGIZA.png
bottom of page